Metatarsalgia: o que é e como tratar

Síndrome do Manguito Rotador: a causa mais frequente de dor no ombro.
outubro 6, 2018
Osteoporose
novembro 1, 2018

Metatarsalgia é um termo que se refere a uma condição dolorosa que acomete o metatarso, região mediana do pé composta por cinco longos ossos que se conectam aos ossos que formam o tornozelo (ossos do tarso) e dedos (falanges). Essa é uma das queixas mais frequentes referentes ao pé.

 

 

O problema geralmente apresenta como primeiros sinais uma dor leve na ponta do pé, muitas vezes em forma de pontada e com sensação semelhante a quando existe uma pedra no sapato, que piora quando os pés são flexionados e melhora quando os pés não estão apoiados no chão. A evolução é progressiva e, com o agravamento, pode surgir vermelhidão e inchaço local, além de dormência ou formigamento nos dedos.

Existe uma enorme variedade de causas que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento do problema. Entre as principais estão o uso de calçados inadequados, uso recorrente de sapatos de salto alto e bico fino, atividades físicas de alto impacto, excesso de peso, deformidades no pé (como calosidades e joanete), pés cavos, e ainda doenças como artrite e bursite.

O diagnóstico é feito através de exame físico, podendo ser confirmado por radiografia e ressonância.

A melhor maneira de prevenir e tratar é parar de causar pressão nos metatarsos, o que pode ser feito através do uso de palmilhas sob medida, alongamento dos músculos da panturrilha, fortalecimento dos músculos da região do pé, uso de almofada metatarsal e limitação do uso de saltos. Em casos em que não há melhora do quadro, o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

Se você apresenta esses sintomas, agende uma consulta com nosso especialista em Cirurgia do Tornozelo e Pé, Dr. Franco Foresti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *